segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ressuscitando


Depois de muitos anos sem escrever, gostaria de compartilhar com os poucos que ainda leem meus devaneios alguns pensamentos meus:

Segundo o que eu tenho notado, tem muito zé mané lá em Brasilia falando que pra ser jornalista você não precisa de diploma porque todos têm o direito à liberdade de expressão. Então vamos lá:
O direito à liberdade de expressão puro e simples, traz consigo a qualidade da escrita, a ética profissional e a veracidade das informações? ACHO QUE NÃO!
O direito à essa mesma liberdade traz todo o conhecimento em linguística, ortografia, e conhecimento histórico? CREIO QUE TAMBÉM NÃO!
Esse mesmíssimo direito pleiteia toda a história do marketing, do jornalismo desde o início dos tempos, a antropologia, o conhecimento da sociedade e até mesmo a psicologia? NÃO MESMO!!
Todos esses conhecimentos são adquiridos com anos de estudo. Assim como os cinco anos que um advogado precisa para ser um mero bacharel, pois para ser um bom advogado são necessárias décadas de dedicação ao estudo do Direito. Assim como um médico necessita de mais de meia década simplesmente para ser médico generalista (clínico geral é especialização). Assim também como um engenheiro precisa de mais cinco anos para garantir a segurança daqueles que habitem, ou simplesmente transitem pelas suas construções. Não há chance de dizer que uma pessoa saída do ensino médio (principalmente de uma escola pública brasileira) tenha competência para escrever sem conhecer nada do que é ensinado mesmo na pior das faculdades de jornalismo.
Nosso conhecimento é muito vago, e nossa sociedade se encaminha para um emburrecimento geral, onde as pessoas a cada dia leem menos coisas úteis, mesmo tendo à disposição uma ferramenta tão incrível quanto a internet, capaz de transmitir dados a uma velocidade de um acender de luzes. Nosso povo cada dia busca menos aquilo que o rodeia, e troca por informações desnecessárias, que são sim, uma diversão para momentos de stress, são sim, uma excelente válvula de escape para uma situação de conflito onde o que menos esperamos é algo que nos deixe ainda mais agitados. Mas que precisam ser mescladas com informações úteis e importantes do que nos rodeia. Essa situação precisa ser urgentemente avaliada da forma correta e devem ser calculadas as devidas proporções do estrago que a alienação tem causado na sociedade brasileira!
O fato de uma pessoa não fazer jornalismo tão lhe tira o direito de escrever um blog com opiniões sobre o mundo, criar um site no qual ela possa noticiar fatos interessantes ou importantes à ela ou aos que a cercam, não lhe priva do direito de falar e escrever o que quer que seja, logicamente que tomando os devidos cuidados com o desrespeito aos demais. Nada disso é impedido por existir uma faculdade que treine e forme pessoas CAPACITADAS a transmitir fatos aos outros.
O que o Senado, a Câmara e principalmente a POPULAÇÃO precisa entender, é que vivemos SIM, em um país onde todos podemos exprimir nossas opiniões, mas que os formadores de opinião muitas vezes são tão despreparados que nem a própria opinião é formada!
Nós, estudantes de jornalismo, lutamos desde sempre, mas principalmente desde 2009 exatamente para que a informação não chegue distorcida nos ouvidos da população, para que não haja tanta gente votando em políticos, simplesmente porque eles ganharam uma cesta básica durante a eleição para venderem seus votos.
Políticos hoje em dia querem gente despreparada pra votar neles, querem gente que não saiba como se defender deles, justamente porque assim, poderão criar muitos mais "Mensalões" por aí, enquanto o povo só quer saber do corte de cabelo da Panicat, ou da música nova do Michel Teló, enquanto a moeda européia afunda oceano adentro e leva consigo metade de um continente, ou enquanto quarenta pessoas são acusadas de desviar milhões dos cofres públicos, ou seja, DOS NOSSOS BOLSOS, e estão praticamente saindo ilesas porque a nossa justiça é falha e favorece tais criminosos; bandidos esses a quem NÓS demos nosso voto!
Antes de mais nada, devemos BUSCAR nossa informação antes de querer transmiti-la aos outros.
Escrever é muito fácil. O difícil é ter conteúdo, e garanto a quem quer que seja, conteúdo, aprendizado e conhecimento, direito nenhum traz sem que você corra atrás!!!

Boa noite à todos!

Beatriz Portela

Nenhum comentário:

Postar um comentário